terça-feira, 19 de março de 2013

Aristóteles



         
                                    

                                                          Aristóteles   
 Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, seus escritos abrange vários assuntos como a física, a metafísica, música, lógica entre outros.
Aristóteles argumentava que é a razão q controla nossos atos mais que a relação sujeito – objeto era direta. “O mundo é dividido em orgânico e inorgânico, sendo o orgânico o que encerrava a capacidade de transformação, assim ele concordava com Platão que punha a essência do homem na alma, daí surge à famosa afirmação: O homem é um ser racional”.
Aristóteles acreditava que a psicologia era é a teoria da alma e baseia-se nos conceitos de alma e intelecto. A alma é a forma primordial de um corpo que possui vida em potência, sendo a essência do corpo. O intelecto, por sua vez, não se restringe a uma relação específica com o corpo; sua atividade vai além dele.
 Pra ele o organismo, uma vez desenvolvido, recebe a forma que lhe possibilitará perfeição maior, fazendo passar suas potências a ato. Essa forma é alma. Ela faz com que vegetem, cresçam e se reproduzam os animais e plantas e também faz com que os animais sintam.
No homem, a alma, além de suas características vegetativas e sensitivas, há também a característica da inteligência, que é capaz de apreender as essências de modo independente da condição orgânica.
Ele acreditava que a mulher era um ser incompleto, um meio homem. Seria passiva, ao passo que o homem seria ativo.

Um comentário: