terça-feira, 19 de março de 2013

Hermann Von Helmholtz

 
                   


                                                              Hermann Von Helmholtz        




Helmholtz foi um pesquisador no campo da física e da fisiologia, foi um dos maiores cientista do século XIX, a psicologia estava em terceiro lugar entre as áreas de sua contribuição, contudo seu trabalho foi decisivo para a fundação da nova psicologia.
Nascido em Postdam, Alemanha Helmholtz foi educado em casa devido a sua saúde delicada. Aos dezessete anos ele ingressou num instituto médico de Berlim em que não se cobrava a quem se dispusesse a ser cirurgião do exercito depois da graduação. Ele serviu por longos 7 anos no qual prosseguiu com seus estudos de matemática e física. Publicou artigos e apresentou uma tese sobre a indestrutibilidade da energia da energia, formulando então a lei da conservação da energia. Quando ele deixou o exercito aceitou o cargo de professor – associado de filosofia da Universidade de Konigsberg.
No curso de seu trabalho Helmholtz inventou o oftalmoscópio, um aparelho para examinar a retina do olho, anos mais tarde contribuiu indiretamente na invenção da telegrafia sem fio e sem rádio. Quando estava retornando de uma viagem aos Estados Unidos á uma visita a uma exposição, sofreu uma grave queda no navio, menos de um depois ele sofreu um derrame que o deixou semiconsciente e delirante.
Nas pesquisas de Helmholtz teve interesse para a psicologia assunto sobre a velocidade do impulso nervoso, ele forneceu a primeira medida empírico da velocidade de condução ao estimular o nervo motor e o músculo correspondente da perna de uma rã, ele pode registrar o intervalo da estimulação e suas respostas, lhe dando o tempo requerido para a condução, a modesta velocidade de vinte e sete centímetros por segundo.
 Mas tarde seu trabalho teve implicações psicológicas e foram reconhecidas por outros, possuindo uma proveitosa linha de investigação na nova psicologia. Suas pesquisas foi uma das primeiras indicações de que se era possível fazer experimentos com um processo psicofisiológico e medi – lo.   Seu trabalho sobre a visão também teve influência sobre a psicologia. Helmholtz não era psicólogo, e nem tinha a psicologia como seu principal interesse mas contribuiu com um amplo e importante acervo de conhecimento para a psicologia sensorial. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário